Saiba como fortalecer os ossos e combater a osteoporose na terceira idade

A maneira mais eficiente de combater a osteoporose é prevenindo seu desenvolvimento, principalmente na terceira idade. Para isso, separamos dicas simples com consultoria de especialistas para fortalecer os ossos e evitar o aparecimento da doença

A prevenção da osteoporose começa desde cedo. Tendo isso em mente, chegou a hora de descobrir o que fazer para fortalecer os ossos e manter o esqueleto sempre firme!

1. Mexa o corpo

“Com os exercícios físicos, músculos e ossos se tornam mais fortes. Caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança são os melhores para a prevenção da osteoporose”, indica o ortopedista Alexandre Póvoa Barbosa. Antes de iniciar qualquer atividade, faça uma avaliação com o médico para saber qual a modalidade e a intensidade mais recomendadas, além dos cuidados a serem tomados para fortalecer os ossos.

2. Cálcio na medida certa

O mineral é indispensável para a manutenção da massa óssea. Adultos devem ingerir 1.000 miligramas do nutriente e o ideal é que ele esteja presente na dieta de qualquer fase da vida. Nutricionistas recomendam o consumo de quatro porções de laticínios diariamente, os alimentos mais ricos em cálcio. O restante é complementado com verduras verde-escuras, peixes, soja e derivados.

3. Mantenha o equilíbrio

Ter o corpo firme na hora de caminhar é fundamental para evitar quedas. Para isso, é ideal fazer exercícios que promovam a consciência corporal, como ioga e pilates, e que fortaleçam a musculatura, como exercícios com peso. Verificar a saúde dos olhos e a necessidade de óculos, além de tomar cuidado com o uso de medicamentos que possam causar tonturas, são outras medidas.

4. Alimentos para fortalecer os ossos

Em vez de esperar chegar à terceira idade para começar a ingerir cálcio e fortalecer os ossos, todos deveriam incluir o nutriente diariamente nas refeições, garantindo uma massa óssea adequada ao envelhecer.

O investimento em uma dieta rica em cálcio ainda na juventude pode proporcionar um futuro tranquilo. O mineral é o principal componente dos ossos, mas outros nutrientes também são importantes para a manutenção da saúde do esqueleto. Clique nas laterais das fotos a seguir e veja os 8 melhores alimentos para prevenir essa doença!

Leave a Reply